Basculho, mulinga, crochê e mais: saiba o significado das expressões usadas pelos brothers do BBB21

  Reprodução Big Brother Brasil / gshow

Basculho, mulinga, crochê e mais: saiba o significado das expressões usadas pelos brothers do BBB21

O BBB21 vem recheado de muitas expressões locais e gírias nas falas dos brothers. Na ‘treta’ entre Gilberto e Pocah, por exemplo, o doutorando em Economia soltou a palavra "basculho", gerando dúvida sobre o significado até mesmo na cantora, que o questionou durante a discussão. Além desta, outras palavras são ditas diariamente pelos confinados da casa mais vigiada do Brasil.

++ Basculho, choro e confusão: entenda a desavença de Gilberto e Pocah

E como o nosso país é GRANDÃO, a #RedeBBB criou uma espécie de dicionário de expressões e traduz, com a ajuda dos brothers e de seus amigos e familiares, o que cada palavra significa. Assim a gente pode acompanhar direitinho de tretas a declarações de amor e amizade, não é mesmo? Confira:

Gilberto e Pocah se desentendem após Jogo da Discórdia gif

Tchaki Tchaki, Basculho e Vigorar

Gilberto é cheio de expressões! Impossível assistir ao BBB21 e nunca ter ouvido o brother falar “vigorar”, “tchaki tchaki”. E, durante uma discussão, muita gente conheceu o termo “basculho”.

Jacira, mãe do brother, nos ajudou a traduzir cada uma delas:

“Basculho é um lixo que não serve para ser reciclável mais. O basculho vem do lixo. O lixo ainda serve para ser reciclado, mas o basculho já é aquela coisa que não presta mais para nada, não presta nem para reciclar”.

Ela ainda ajuda na tradução do famoso “Tchaki tchaki”.

“É como se fosse uma alegria, quando ele está feliz, quando está contente, quando tem uma vitória. Quando ele terminava uma prova e passava, ele cantava e gritava no banheiro. Para ele é como se fosse alegria, felicidade, algo que ele conseguiu, algo que está mexendo positivamente com o seu emocional”.

E o "vigorar", Dona Jacira, o que significa? “Vigorar, para ele, é estudar, buscar algo, é ser intenso no que se propõe a fazer”, explica.

Juliette na área externa da casa

Mulinga

Da mesma série “Eita, Bil”, temos a tão falada “Eita, mulinga”. Juliette já exclamou essa frase algumas vezes no programa e em diversas situações.

De acordo com Deborah, amiga da sister, "Eita, mulinga" é uma expressão de espanto, de surpresa. “Seria como um: Aí, meu Deus! Eita, danado!”, explica.

Lumena

Pegue a visão e Tome nota!

Ela usa as expressões GRANDÃO! Sempre com uma tirada na manga, Lumena tem marcado sua participação no Big dos Bigs com diversas frases.

Conceição, mãe da sister, explica que “pegue a visão” corresponde a “fique atento” ou “se ligue”. Já o “tome nota”, pode ser entendido como "fica ligado na situação". Ambas são gírias de alerta.

Rodolffo e Caio

Bastião e Criatura

No BBB21, tem umas criaturas que não param de chamar os outros de bastião, não é mesmo? Izabella Rios, irmã de Rodolffo, ajuda na tradução de "criatura" e "Bastião".

“Bastião é algo sem muito significado. Rodolffo gosta da palavra e fica chamando todos os amigos assim. Ele foi chamando um e outro, e os amigos começaram a retribuir. Aí, todos se chamam de Bastião no ciclo de amizade”, diz a irmã do brother, entregando que Bastião é algo como ‘Zé’.

Waléria, noiva de Caio, também ajudou com a tradução de "Bastião", bastante usado também pelo brother: “É uma forma carinhosa de chamar um companheiro ou amigo”.

Já sobre a tradução de "criatura", Izabella conta que é algo que já nasce com o goiano: “Todo goiano nasce com a palavra criatura enraizada no dicionário. Aqui todo mundo sabe o que significa. Usamos ‘criatura’ para chamar as pessoas, para contar algum caso, para falar de alguém. Para quase tudo vale o 'criatura’. Normalmente vem com ‘criatura de Deus’”.

Crochê

E o "crochê" que Caio vive falando? A curiosidade com a palavra foi tanta, que os próprios fãs do BBB21 ajudaram a traduzir nas redes sociais. "Situação" e "parada" são alguns sinônimos para "crochê", segundo os internautas.

A noiva do brother, Waléria, também apontou o significado: “Crochê é o desenrolar da situação, de uma história”.

No dicionário Michaelis, o “fazer crochê” significa “situação em que uma pessoa fala muito, mas não chega a conclusões plausíveis".

Carla Diaz e Arthur

Aulas, cria!

Arthur, pelo visto, já incorporou em seu vocabulário as gírias e expressões do Rio de Janeiro. O capixaba, em um flerte com Carla Diaz, elogiou a atriz dizendo: "Aulas, cria!".

O que significa? Ricardo, amigo do brother, ajudou a traduzir: "Significa 'mandou bem'. Como se a pessoa tivesse dado aula sobre tal assunto. Por isso, ele usa 'Aulas'. E o 'cria' já é no contexto popular de chamar um ou outro de cria. Como se fosse 'brother', 'irmão', 'mano'. Para dizer que alguém é 'cria' de algum lugar. Por exemplo: 'Fulano é cria do futebol'. Ou seja, foi criado naquele assunto. Então quando ele conversa com a Carla, ele quer dizer que ela fez algo muito bem, por isso 'aulas, cria'".

Anotou?

BBB21 enriquecendo o nosso vocabulário, não é mesmo? Ao longo do jogo, outras expressões certamente vão surgir nas falas dos brothers. A #RedeBBB está de olho e trará a tradução delas!

Confira também: Parada BBB!

Aperte o play!

Rep: gshow/bbb

enquete bbb votar bbb


Quem você quer eliminar: Arthur, Lumena ou Projota?
Vote no quinto 5º Paredão do BBB21


Vote Agora!

Comentários

Mais Novidades


Participantes

Arthur

Pipoca - Instrutor de crossfit e ex-jogador de futebol, 26 anos e natural de Conduru - ES

Caio

Pipoca - Fazendeiro, 32 anos e natural de Anápolis - GO

Camilla de Lucas

Camarote - Influenciadora, 26 anos e natural de Nova Iguaçu - RJ

Carla Diaz

Camarote - Atriz, 30 anos e natural de São Paulo - SP

Fiuk

Camarote - Ator e cantor, 30 anos e natural de São Paulo - SP

Gilberto

Pipoca - Doutorando em economia, 29 anos e natural de Jabotão - PE

João Luiz

Pipoca - Professor de geografia, 24 anos e natural de Santos Dumont - MG

Juliette

Pipoca - Advogada e maquiadora, 31 anos e natural de Campina Grande - PB

Lumena

Pipoca - Psicóloga e DJ, 29 anos e natural de Salvador - BA

Pocah

Camarote - Cantora, 26 anos e natural do Rio de Janeiro - RJ

Projota

Camarote - Cantor e rapper, 34 anos e natural de São Paulo - SP

Rodolffo

Camarote - Cantor sertanejo, 32 anos e natural de Uruaçu - GO

Sarah

Pipoca - Consultora de marketing digital, 29 anos e natural de Brasília - DF

Thaís

Pipoca - Cirurgiã-dentista, 27 anos e natural de Luziânia - GO

Viih Tube

Camarote - Atriz e youtuber, 20 anos e natural de Sorocaba - SP



Fique por dentro das novidades