De fã do BBB para o time Globo: estudante cria solução de reconhecimento facial; entenda a tecnologia

  Reprodução Big Brother Brasil / gshow

De fã do BBB para o time Globo: estudante cria solução de reconhecimento facial; entenda a tecnologia

Técnica criada promove o reconhecimento facial dos participantes do BBB 22 — Foto: Divulgação

Seria só mais um dia comum de um espectador assistindo ao BBB 22 através do pay-per-view quando, de repente, surge a vontade de encontrar um participante do reality pelos cômodos da casa. Foi a partir dessa necessidade, que Rafael Azevedo, de 23 anos, criou uma solução de reconhecimento facial por contra própria, pensada para o Big Brother Brasil.

Problema solucionado e... contratado pela Globo! Estudante de Engenharia de Computação na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Rafael foi notado pela emissora e passa a integrar o time de tecnologia. Em papo com a #RedeBBB, ele falou mais sobre o projeto e como sua história chegou até funcionários da rede de televisão.

“A necessidade surgiu quando estava assistindo ao pay-per-view através da SmartTV. Os participantes iam para outros cômodos da casa ou a imagem era cortada e eu necessitava procurar entre as câmeras disponíveis”, conta.

Rafael Azevedo desenvolveu técnica que promove o reconhecimento facial dos brothers — Foto: Divulgação

Ele continua: “Levantei hipóteses do que eu poderia fazer com base nas minhas experiências. Parti da premissa de que eu poderia saber onde os participantes se encontravam na casa correlacionando o reconhecimento facial com as informações da câmera que forneceu a imagem analisada. A partir daí, verifiquei a possibilidade da implementação e dividi em problemas menores de forma a alcançar a solução completa”.

Segundo Rafael, com a técnica o telespectador consegue selecionar um participante para que seja localizado e seguido pelas câmeras da casa — Foto: Divulgação

Perguntado sobre como funciona na prática e os benefícios do projeto, Rafael explica: “O telespectador consegue selecionar um participante para que seja localizado e seguido pelas câmeras da casa. Com isso, ele se beneficia de uma melhor experiência ao não ter que ficar procurando manualmente os participantes entre as câmeras”.

Menos de um mês após pensar no recurso, o estudante de Engenharia de Computação foi contratado pela Globo e conta como isso aconteceu.

“A partir da repercussão do post, diversos colaboradores da Globo foram marcados e entraram em contato comigo para bater um papo e me conhecer. Foram incríveis na abordagem e demonstraram interesse em me ter no time devido a proatividade e qualidade da solução”.

Rafael Azevedo foi contratado pela Globo e começou a trabalhar no Globoplay — Foto: Divulgação

Rafael, então, fala como está sendo a experiência: “Comecei a trabalhar no Globoplay nessa semana e estou sendo muito bem acolhido em um ambiente superlegal, com pessoas qualificadas, dispostas a ajudar e evoluir juntas. Vou trabalhar no desenvolvimento da aplicação web do Globoplay”.

Quando o assunto é seu plano para o futuro junto com a emissora, ele vai além.

“Pensei em novas implementações decorrente do que eu construí realizando o reconhecimento facial dos participantes. Por exemplo: seria interessante realizar também o reconhecimento de emoções e correlacionar com a aproximação entre os participantes e outros dados para gerar previsões do jogo”.

Será que vem aí? Confira aqui o post de Rafael Azevedo que viralizou e continue acompanhando a #RedeBBB para ficar por dentro das novidades sobre o reality.

Ouça o Podcast BBB Tá On

Rep: gshow/bbb

Vote também na enquete bbb:

Quem você quer eliminar? Votar Paredão BBB22: Eliezer, Gustavo ou Paulo André? – Vote!

TOP 6 do BBB22 - Enquete BBB: Quem deve ser o próximo eliminado? – Vote!

Quem deve ganhar o reality? – Vote!

enquete bbb votar bbb


Top 18 de No Limite 2022
Quem deve ser o próximo eliminado? Vote na nossa Enquete No Limite


Vote Agora!

Comentários

Mais Novidades


Participantes

Arthur Aguiar

Camarote - 32 anos, Ator e Cantor, Rio de Janeiro - RJ

Douglas Silva

Camarote - 33 anos, Ator, Rio de Janeiro - RJ

Eliezer

Pipoca - 31 anos, Designer e Empresário, Volta Redonda - RJ

Paulo André Camilo

Camarote - 23 anos, Atleta Olímpico, Santo André - SP



Fique por dentro das novidades