Lumena supera cancelamento com carreira no humor: 'Meus fãs são os haters do passado'

  Reprodução Big Brother Brasil / gshow

Lumena supera cancelamento com carreira no humor: 'Meus fãs são os haters do passado'

Lumena aposta em carreira no stanp up — Foto: Hudson Fernando/Divulgação

Microfone aberto para Lumena Aleluia, pois ela tem um novo lugar de fala: o palco.🎙️ A ex-BBB 21 se deu uma autorização para rir de sua jornada com hate desde que saiu do reality show, e faz isso compartilhando suas histórias com o público. Hoje aos 32 anos, a psicóloga e DJ está focada em construir uma carreira no mundo da comédia.

“Comecei a perceber que humoristas são pessoas que fazem da tragédia objeto de riso. E como eu tinha acabado de viver uma grande tragédia simbólica na minha vida, decidi que ia dar risada, fazer desse limão uma limonada”, conta Lumena em conversa com o gshow.

Lumena Aleluia faz comédia com histórias do BBB 21 — Foto: Hudson Fernando/Divulgação

Focada em ressignificar a Lumena que saiu do BBB, ela viu no stand up comedy uma oportunidade. Passou o último ano todo focada em estudar comédia e, agora, tem feito shows do tipo open mic – como são chamadas apresentações mais curtas em casas de shows de stand up.

“Quando eu saí do BBB eu olhava no espelho e falava: ‘você está proibida de ler artigo acadêmico, proibida de ler livros sobre qualquer tema que envolva a dureza da vida’. E eu comecei a consumir só coisas que eram consideradas fúteis pra Lumena antiga. Comecei a assistir muito desenho animado, muito stand up, muito programa de humor, podcast de comédia. Comecei a querer deixar o meu ambiente muito mais leve. E aí muita coisa começou a mudar dentro de mim”, relembra.

O caminho até o humor

Lumena já fez ensaio sensual para plataforma de conteúdo adulto — Foto: Hudson Fernando/Divulgação

A jornada que leva Lumena à comédia começa com vários outros processos de "ressignificação", como conta ela. A vontade de deixar a imagem de figura militante para trás estimulou a ex-BBB a se aventurar por outros terrenos, como a venda de fotos sensuais em uma plataforma.

“Eu era uma pessoa que negava muito essa experiência da sensualidade, do corpo, dessa relação mesmo, porque na minha cabeça, para uma carreira intelectual, eu tinha que negar”, detalha ela, que relembra de onde veio o pontapé inicial para a "nova Lumena".

“Foi um despertar que veio logo após um convite para ser musa no de uma escola de samba no carnaval. Na relação com o estilista, falei: ‘Minha roupa tem que ser fechada’. Quando cheguei na avenida eu era a musa mais coberta. Eu via aquelas negonas livres, maravilhosas... e eu tinha acabado de colocar silicone, o silicone ficou bonzão. E eu cheguei em casa, olhei pro espelho e falei: você é louca, você é maluca, você precisa ressignificar isso”, relembra.

Material para um show completo

Lumena revive histórias do BBB em stand up — Foto: Hudson Fernando/Divulgação

Os shows open mic de Lumena já rendem conteúdo para as redes sociais, onde vídeos de suas piadas sobre histórias do BBB costumam fazer sucesso. Para o show completo, ela promete que nada deve ficar de fora: até mesmo as polêmicas de cancelamento que teve por conta de sua participação no BBB.

“Começo essa interação com os elementos que fizeram parte da minha jornada no BBB, então é muito legal pegar q tragédia que foi o cancelamento, e pegar uma palavrinha que usei muito, ‘ressignificar’, dar risada disso tudo e brincar mesmo”, conta Lumena.

“Preferi deixar as polêmicas mais densas, que me desestruturaram, para o show solo, e isso provavelmente vai levar mais um tempinho. Espero que pro final desse ano, com mais maturidade. Subir no palco e fazer piada sobre si é muito desafiador, sobretudo sobre cancelamento e adoecimento. Eu fiquei mal. Então prefiro deixar pro solo, onde compartilho todo o meu processo”, pontua.

Um pouco de piada, um pouco de militância

O mundo da comédia não é de diversão o tempo todo, e Lumena sabe disso. Mesmo que seu foco atual não seja, necessariamente, fazer piada tendo a militância como ponto de partida, ela está alerta sobre casos como o de Leo Lins – que teve um stand up com piadas racistas retirado do YouTube por ordem judicial.

"A militância faz parte da Lumena, e eu estou brincando com os tempos: a do passado, a do presente, e a que está por vir. E a que está por vir vai tentar unir esses dois universos, minha terapeuta está cobrando isso”, diz Lumena, entre risos.

Lumena comemora relação com fãs — Foto: Hudson Fernando/Divulgação

Encontrando a Lumena mais leve, que transita entre o que a ex-BBB costuma chamar de suas “duas versões”, ela também vê uma mudança em seu público.

“Hoje meus fãs são os haters do passado”, brinca Lumena, que também reconhece o papel do público em seu processo de transformação - e é com eles que deseja rir a partir de agora.

"Eu saí muito cancelada, vamos combinar. E acho que todo esse trabalho de brincar, da galera me dar essa oportunidade de apresentar outras versões de Lumenas, me humanizaram pra caramba, me trouxe uma galera que se identifica com o meu corre".

"A comédia, em especial, tem sido um capítulo da minha jornada onde mais recebo mensagens nessa perspectiva: ‘Putz, Lu, não gostava de você no BBB, mas agora tô te adorando aqui fora. Era essa Lumena que a gente queria’. São frases que eu ouço muito”, comemora Lumena.

Leia também

Rep: gshow/bbb

Vote também na enquete A Grande Conquista:

Grande Final A Conquista: Qual seu participante favorito?? – Vote!

enquete bbb votar bbb


Quem você quer que fique na Mansão: Bruno, Fernando ou Kaio?
Vote na sexta Zona de Risco de A Grande Conquista 2


Vote Agora!

Comentários

Mais Novidades


Participantes

Aline Wirley

Integrante do grupo Camarote do Big Brother Brasil, cantora e comunicadora de 41 anos tem medo de ser cancelada e quer inspirar outras mulheres pretas

Amanda

Integrante do grupo Pipoca do Big Brother Brasil, médica intensivista de 31 anos faz plantões em hospital para pagar financiamento estudantil e ajudar a família

Bruna Griphao

Integrante do grupo Camarote, atriz carioca de 23 anos é descendente de gregos, entrou na TV inspirada por Xuxa e se considera intensa e explosiva



Fique por dentro das novidades