A carismática e inesquecível Ana Paula Renault, vencedora do BBB26, continua a inspirar. Conhecida por sua inteligência afiada e uma personalidade que não se dobra, a jornalista é vista por muitos como uma figura marcante, alguém que comanda o próprio destino. Sua participação no reality show foi um verdadeiro fenômeno, consolidando-a como protagonista e "dona do jogo". Ela estrela um ensaio fotográfico que captura toda a sua essência como mulher poderosa.

Aos 44 anos, Ana Paula Renault trilha um caminho que serve de exemplo para muitas mulheres, defendendo seus princípios com coragem e determinação. Apesar de conciliar a agenda intensa de ex-BBB com o recente luto pela perda de seu pai, Gerardo Renault – falecido enquanto ela estava no confinamento – a campeã do BBB26 também celebra a alegria de ter vencido o reality mais assistido do país.

Agora milionária, a mineira compartilha seus planos para o futuro, abre o coração sobre sua fase solteira e reflete sobre como a educação de seus pais moldou sua consciência sobre o empoderamento feminino. Ela ressalta a importância de dar voz às mulheres em uma sociedade que, muitas vezes, tenta silenciá-las.

Aqueles que veem a sagitariana tão segura de si podem não imaginar o frio na barriga que a acompanhou no início de sua jornada no BBB26. "Eu entrei com um certo receio, mas segui em frente com a coragem, pois já havia experimentado a dinâmica do programa e sabia que não era simples", revela.

Relembrando sua participação no BBB16, dez anos atrás, que culminou em desclassificação, Ana Paula Renault reconhece seus erros passados. "É fundamental não apagar as falhas de nossa história. Cometi diversos equívocos e continuo a fazê-lo, mas ter essa consciência me ajuda a evoluir", afirma.

Já no BBB26, ela garante que não levou nenhuma estratégia para a casa e em momento algum cogitou desistir ou se preocupou com o "cancelamento". "As tentativas de me 'cancelar' vêm desde que as pessoas me conhecem. Eu sabia que era uma possibilidade, mas é o risco que se corre para que nossa voz seja ouvida, não é?", questiona a campeã.

Além de buscar uma segurança financeira e expandir suas oportunidades profissionais, a jornalista entrou no confinamento com um propósito claro. "Minha intenção nesses cem dias foi ser ouvida, desmistificar e derrubar o preconceito de que toda mulher com opinião é 'louca' ou 'desequilibrada' ao discordar de algo. Tentei ser a voz de todas as mulheres que se identificam comigo, e acredito que, de certa forma, obtive sucesso", explica Ana Paula Renault.

Ana Paula Renault enfrenta o luto recente por seu pai, Gerardo. Com a agenda cheia de compromissos, ela ainda está processando os acontecimentos, mas guarda com carinho as lembranças de seu maior incentivador. "Ainda não consegui retomar minha vida normal devido aos compromissos profissionais. Não voltei à minha rotina para assimilar tudo. Mas o importante é que a agenda está movimentada, a mente ocupada, e precisamos seguir em frente", compartilha.

A força de Ana Paula Renault em se posicionar vem de suas raízes familiares. Seu apoio emocional nos momentos mais delicados sempre esteve presente. "Meu pai foi meu pilar antes, durante e depois do reality. Ele era a figura presente com quem eu conversava por tantos anos. E minha mãe, sou a mulher que sou por ser muito parecida com ela. Ela já era à frente de seu tempo", revela a ex-BBB sobre Maria da Conceição, que faleceu quando Ana tinha 16 anos.

"Graças ao meu pai, um homem evoluído, que sempre incentivou minha mãe a ocupar os espaços que desejava. Assim, cresci vendo minha mãe em posições importantes, sendo ouvida e apoiada por ele. Aconteceu o mesmo comigo", complementa.

Ao revisitar a história de sua família, Ana Paula recorda com orgulho os ensinamentos recebidos. "Minha mãe sempre foi uma mulher pioneira. Tinha a liberdade de ser autêntica. Deixou o interior para se formar na capital, o que era algo revolucionário. Formou-se em Letras, um curso popular entre as mulheres da época. Depois, conheceu meu pai, de uma família com condições sociais bem diferentes, mas nunca se sentiu inferior por isso", conta.

"Aprendi muito a ser assim por causa da minha mãe. Sempre comentavam sobre o jeito dela se vestir, mas ela adorava ser exuberante, valorizar suas curvas, sempre se achou linda e poderosa. Meu ponto de partida foi minha mãe. Tenho muito orgulho de vir dela. E meu pai, que sempre foi um homem excepcional. Nascido em 1929, tinha tudo para ser conservador, mas nos ensinou a conquistar nosso espaço. Foi com ele que aprendi a me expressar sem vergonha de ser quem sou. Sou a soma dos dois", finaliza.

A jornalista também menciona com carinho seus irmãos, que a acompanham e apoiam nos momentos difíceis. "Nossa relação sempre foi muito boa. Tenho a Cida, minha irmã mais nova por parte de pai e mãe, e mais três irmãos..."

Gostou da trajetória da campeã? Participe da nossa enquete e vote nos seus favoritos do BBB26!